
A Idéia é evangelizar visitantes através de história das igrejas. As igrejas contam de forma concreta a história de um povo. São construções que representam as várias fases, desde o surgimento de uma vila até sua transformação em, por exemplo, uma capital, como Fortaleza. Mas a arquidiocese quer incentivar a visitação de moradores e, principalmente, de turistas.
A Catedral de Fortaleza foi construída em 1938. Por fora, os traços da arquitetura gótica dão aspecto de antiguidade ao prédio tombado. Por dentro, a iluminação, depois da reforma terminada há um ano, foi readaptada. O crucifixo, ao lado do altar, veio da Itália, referência católica na Europa. Os painéis de mármore estão nos quatro cantos. Vitrais com passagens bíblicas remetem à arte sacra. A Catedral impressionou a servidora pública Elisabete Nunes, turista de Pernambuco: “A arquitetura é fantástica. Os vitrais, então, impressionam. Acho que é o segredo da beleza da Catedral”.
A Arquidiocese de Fortaleza avaliou que, depois da reforma da Catedral, era possível fazer um roteiro turístico pelas igrejas. A idéia é evangelizar os visitantes através da história das principais igrejas da cidade.
Para o turista Jorge Ramos, do Rio de Janeiro, é preciso investir em informação, antes de traçar o roteiro turístico. “O turista busca informações novas, e busca também essas construções históricas”, afirma.
A igreja do Rosário é considerada a mais antiga da cidade: foi a primeira catedral de Fortaleza. Foi construída por escravos em 1730 e ainda mantém os traços originais, mas sofre com a ação do tempo e a falta de um olhar atento do poder público. Há seis meses, a TV Verdes Mares mostrou que as missas à noite chegaram a ser suspensas por falta de segurança.
Segundo o vigário episcopal, Clairton Oliveira, prédios como os citados podem facilmente entrar no roteiro de visita dos turistas. “O primeiro passo é fazer um levantamento do que as igrejas tem a apresentar aos turistas e aproveitar esse momento para fazer uma evangelização, afim de que eles não se contentem apenas com a arquitetura, mas também possam receber o anúncio do Evangelho”, explica.
Fonte:Bom Dia Ceará-23/01/09
Inara Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário