quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Grande Concerto de Natal



Pessoas,

no domingo próximo, 13/12/2009, haverá um evento na Catedral. O "Domingo de Luz é um evento musical e religioso que se desenvolve com a participação de grande orquestra e o Coral Noite de Belém*".

O site traz informações sobre o evento, um breve texto sobre a Catedral, a programação completa e um vídeo, convidando à todos a participarem do Domingo.

Quem tiver interesse e oportunidade de ir com certeza é um evento belíssimo.

* http://www.grandeconcertodenatal.com.br/index.html

Por: Marina Gurgel

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Reluzente Catedral
























Por: Ana Virginia

As faces urbanas da Catedral






















Sou Valdenir e trabalho no estacionamento da Catedral há um ano. Acho a Catedral muito bonita, já tive a oportunidade de entrar algumas vezes, a beleza impressiona. A maior parte do movimento do estacionamento pela manhã é formado de pessoas que vem trabalhar no centro, mas nos outros horários, fins de semana e festividades o número de frequentadores da igreja e turistas é bem grande. O movimento aqui na catedral é muito bom e a Catedral influencia bastante na minha vida, pois é graças à ela que tenho meu emprego aqui no estacionamento.





Meu nome é César trabalho como guia de turismo há 33 anos e sou um dos guias mais antigos da cidade. Acho que este local onde se encontra a terceira maior igreja católica do nosso país, a Catedral de São José (mais conhecida pela população como Catedral da Sé), necessita urgentemente de uma melhoria tanto na parte estética como na parte de segurança, acontecem diariamente na praça onde está localizada a estátua de Dom Pedro II, vários assaltos e nós procuramos a polícia nos arredores da praça e não encontramos ao contrário do que diz o senhor comandante da polícia que afirma que este local tem segurança todos os dias. Agora mesmo, são quase oito horas da manhã, onde tem um grande fluxo de turistas contemplando esta belíssima igreja e não temos nenhum policial por perto, e isto é constatado por várias pessoas, pela própria população. A igreja é nossa, não é do turista, ela foi construída para os cearenses, os turistas são bem vindos, mas nós é que estamos aqui dia a dia. A policia deveria ser melhor escalada, aqui no centro de fortaleza que é um centro relativamente pequeno, onde se encontram vários pontos turísticos nós não temos policiamento. Acho que secretaria de turismo, prefeita e governador, deveriam pelo menos uma vez por semana pegar seu carro e andar pelo centro da cidade porque esses políticos estão em seus gabinetes no ar condicionado e não sabem da problemática que nós enfrentamos no dia a dia. Tenho 35 anos que trabalho no centro, além de ser guia, sou funcionário do Ministério do Exército no Forte de Nossa Senhora da Assunção e vejo a necessidade urgente de uma segurança realmente eficaz. Existe o Ronda do Quarteirão, a Guarda Municipal, mas cadê estes policiais que não aparecem? Não só aqui na catedral, mas também no Passeio Público, Praça da Estação, Praça do Ferreira, Praça dos Leões, Mercado Central e outros. Nós não temos policiamento e os poucos que aparecem não estão preocupados com a segurança, estão conversando em rodinhas ou merendando. Muitas vezes acontece de convidarmos estes policiais para fazerem a segurança de nossos turistas e eles dizem que não são “pastoradores” de turistas, dizem que são policiais. Eu acho que todos nós deveríamos exigir um posicionamento da prefeita e governador sobre a instalação de um policiamento mais eficaz aqui no centro. Por mais que os governantes digam na mídia que há segurança no centro, continuamos assistindo de camarote, assaltos aqui no centro todos os dias.







Sou José Ribamar, trabalho aqui em torno da Catedral há 25 anos, acho a Catedral muito importante para os cearenses e principalmente para os turistas e por ela ser muito importante, merecia um pouco mais de atenção do governo municipal e estadual, eles deveriam dar atenção devida à ela por representar muita coisa para o povo cearense e principalmente fortalezense. A Catedral é um ponto turístico, deveria ser melhor cuidada, preservada, o governo devia ter mais cuidado com ela, como por exemplo na limpeza. Os mirins não têm para onde ir, usam as escadarias da igreja como dormitório e deixam muita sujeira pela manhã. Aqui sempre acontecem assaltos e roubos principalmente na parte noturna onde fica mais vulnerável. Há muito tempo a polícia tenta coibir a violência, mas não tem jeito.

























Sou Márcia, trabalho na banca da Sé há 18 anos e acho muito importante a Catedral aqui no centro, por conta do turismo, mas principalmente, pelo lado religioso. Acontecem aqui vários eventos religiosos. As procissões são muito bonitas, principalmente a de Nossa Senhora da Assunção que acontece todo ano, acho esses eventos religiosos aqui no centro muito importantes, trazem mais movimento para a banca, mas o lado espiritual é muito bonito também, traz uma energia muito boa, principalmente na procissão de Nossa Senhora da Assunção, a espiritualidade é linda, a calma que dá na gente é impressionante, a gente vê as pessoas todas integradas naquela caminhada.




DEPOIMENTOS REALIZADOS NO DIA 02/12/09 ENTRE 07:00H E 8:00H
Ana Virginia

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Audiovisual

O projeto audiovisual está quase pronto!! O vídeo, quando finalizado, vai ter uma média de 10 minutos.

Só vamos finalizar trabalhando em algumas considerações do Salmito.

Boa noite thurma.

Por: Marina Gurgel

Turma de Estética e Comunicação de Massa

Para equipes de texto e audiovisual

Equipe de texto:

os textos das locuções estão finalizados e serão gravados a tarde, no NUPA.

Hoje também vamos terminar de definir os textos que entraram no projeto gráfico. Então, é importante que todos da equipe levem seu material para que possamos concluir essa etapa antes da edição do vídeo.

Equipe de audiovisual:

Vai ter edição hoje, a partir de 16hrs ( das 22hrs não passa) hehehehe.

Deu para perceber que é importante a presença de todos, não é? O trabalho vai ser finalizado hoje. Então, APAREÇAM!

Bom dia à todos!!

Obs.: quem não puder comparecer, por favor dêem uma ligaçãozinha avisando, ok? Naquela tabela que eu fiz e mandei por e-mail há o número do telefone de TODOS.

Por: Marina Gurgel

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Rádio Catedral















Gente, ouvi uma história nas aulas de Estética e Comunicação de Massa sobre uma rádio Catedral. Procurei saber mais sobre isso, mas não encontrei nenhuma em Fortaleza somente uma no Rio a Rádio Catedral que achei muito interessante. No site da Arquidiocese de Fortaleza tem uma programação de evagelizações na radio e Tv, mas em rádios diferentes. Junto também encontrei uma única rádio católica como a rádio Dom Bosco (que eu escuto!) na 96.10 FM e muitas outras evangélicas e me admirei com a quantidade.


Inara Brito









Mãe Catedral


Catedral que encanta com a soberania que lhe é própria
Testemunha bela e fiel do amanhecer na “Terra do Sol”
Dama exuberante que exalta seus traços na penumbra noturna.

Tuas colunas transmitem a força típica do povo cristão
Povo que caminha acreditando no poder da tua voz
Passos firmes, mãos calejadas, coração lapidado.

Contas com a intercessão do carpinteiro José
E oferece tua grandeza como agradecimento
Para que ele derrame suas graças em forma de chuva
Germinando esperança onde a terra seca a destruiu.

Sorrisos refletidos nas cores que se misturam
Nobreza traduzida nos detalhes
Ambientes ornamentados com teu brilho
Fé, simplicidade e fortaleza.


Texto enviado por: Ana Virgínia

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Orçamento... URGENTE

Meus queridos,
Preciso com uma certa urgência de todos os orçamentos, de todos os gastos, enfim.
Os custos que tiveram com o trabalho, não esqueçam de pedir notas fiscais!
Prazo para ser entregue : sexta - feira dia 4.12.2009
Pois precisamos ver como será feita a divisão !
Não esqueçam. ;*


Ianny

Caminhada com Maria 2009




















A Caminhada com Maria é um evento organizado pela Arquidiocese de Fortaleza. Esse ano teve o evento teve sua sétima edição e levou às ruas de Fortaeleza aproximadamente um milhão de pessoas.
A Caminhada aconteceu em agosto, e mostra a participação e a mobilização dos fortalezenses em um dois maiores eventos religiosos da cidade.

Fonte: diario do nordeste

Por: Marina Gurgel

Igrejas fazem parte do roteito turístico

PROFISSÃO DE FÉ (21/12/2008)

Igrejas devem entrar no roteiro turístico do Ceará

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=600288

Outra mais recente, mostra a importância da inclusão de paróquias e templos religiosos aos roteiros de visitação de turistas e dos próprios fortalezenses. Além de mostrar a relação religião e comércio (através de parcerias).

A matéria é um pouco extensa, então coloco uma pequena introdução e o link no final.

ROTEIRO DE FÉ (6/2/2009)

História e beleza dos templos

O turismo não pode se sustentar apenas no binômio sol e mar. O turista quer mais. Quer conhecer a história e a cultura dos destinos, além de aspectos da religiosidade do povo

Arquidiocese de Fortaleza abre espaço para diversificar o roteiro turístico, através da Pastoral do Turismo. A idéia é incluir paróquias da Capital nos caminhos dos turistas, criando o Roteiro de Fé. O projeto pretende mostrar aos visitantes aspectos até então pouco visíveis, inclusive para os nativos da cidade.

O Roteiro de Fé é um reforço ao turismo religioso no Ceará, já sedimentado em alguns municípios, como Canindé e Juazeiro do Norte. A recém criada Pastoral do Turismo enxerga mais longe e coloca Fortaleza como ponto de partida.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=612714

Por: Marina Gurgel

A arte como representação do Evangelho

Matéria publicada no Diário do Nordeste. Vejam a proposta: representar através da arte o Evangelho e aumentar o turismo religioso (a Catedral é tida como um dos pontos turísticos da cidade).

ARTE SACRA (4/8/2007)

Catedral pode ter afrescos e mosaicos

"A proposta é apresentar o Evangelho para quem não sabe ler e também incrementar o turismo religioso"

4/8/2007

As paredes da Catedral Metropolitana de Fortaleza podem ganhar o colorido das obras de arte em afresco e em painéis de mosaico. O objetivo é apresentar o Evangelho para quem não sabe ler e também incrementar o turismo religioso no Ceará.

A idéia foi apresentada pelo pároco Clairton Alexandrino ao artista plástico de renome internacional Sérgio Prata, que esteve por três dias em Fortaleza para conhecer o espaço da Catedral de Fortaleza.

“O artista ficou encantado com o prédio, que já tem um estilo próprio. Portanto, uma intervenção na Catedral tem que ser feita com um profissional de alto nível, que garanta a harmonia do lugar com as obras de arte a serem realizadas”, diz o padre Clairton.

Sérgio Prata é um artista plástico paulista que estudou na Escola Nacional Superior de Belas Artes de Paris, a mesma por onde passaram artistas como Auguste Renoir, Edgar Degas e Eugène Delacroix.

Para que este projeto dê certo, padre Clairton diz que é preciso a colaboração e o patrocínio da comunidade e de empresários. Afinal, cada metro de cerâmica custa entre R$ 300,00 e R$ 500,00 e o metro do mosaico sai por R$ 15.000,00.

“Espero que as pessoas se sensibilizem. Fortaleza merece apresentar uma Catedral que reflita sua realidade regional”, comenta o padre Clairton.

Mais informações:
Catedral de Fortaleza:
(85) 3231.4196
Informações sobre o artista plástico Sérgio Prata

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=458342

Por: Marina Gurgel

Observações

Durante as visitas a Catedral observamos tanto do lado externo, como no interior (durante a visita até o sino) o grande número de pombos e a considerável sujeira deixada pelas aves. Durante uma pesquisa encontrei uma matéria que trata exatamente da questão desses "inqüilinos" columbiformes. Segundo o padre Clairton Alexandrino a Arquidiocese já chegou a desembolsar cerca de R$70 mil para limpeza dos vitrais. A matéria saiu em dezembro de 2008, e não fala somente sobre a Catedral de Fortaleza, mas como o tema ainda continua pertinente estou fazendo a postagem. Vale a pena ler.

"wikipedia: O pombo-comum, também conhecido como pombo-doméstico ou pombo-das-rochas (Columba livia), é uma ave columbiforme bastante frequente em áreas urbanas.

"


Da questão dos pombos

Aves que se concentram na praça da Sé conseguiram construir ninhos dentro da Catedral

22 Dez 2008 - 01h18min

Nesta década, os vilões maiores da biodiversidade podem ser os chamados columbídeos, inclusive por serem transmissores de doenças respiratórias. É o que aborda a matéria “A beleza e o incômodo dos pombos pela cidade”, da repórter Edwirges Nogueira (Editoria Fortaleza, página 4), na edição de ontem do O POVO. A capital cearense já teve tradição de pombais em quintais, pelo menos até o início da década de 1980.

Além disso, logradouros de cidades mais famosas do planeta ficaram caracterizadas pela presença de columbídeos. Entre os quais as praças São Marcos, em Veneza, e da Cinelândia, no Rio de Janeiro. No governo do presidente Jânio Quadros, em 1961, sua esposa dona Eloá sugeriu que fosse construído na praça dos Três Poderes, em Brasília, um pombal, em forma de pegador de roupa, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Foi o único empreendimento na Novacap atribuído ao ex-chefe de governo. Nos três exemplos, tornaram-se atrações tanto para os habitantes quanto visitantes.

Pelo menos até a década de 1970, jornais no Brasil publicavam colunas como “Columbifilia”, especializadas em pombos-correios. A repórter supracitada constatou prejuízos que os columbídeos podem provocar. Aves que se concentram na praça da Sé da capital cearense conseguiram construir ninhos dentro da Catedral Metropolitana de Fortaleza, por onde conseguiram acesso entre um vital quebrado. Um recurso foi arranjar um gato para tentar capturar ou afugentar esses pássaros.

O vigário da Catedral, padre Clairton Alexandrino, queixa-se da sujeira provocada pelas aves, tendo a Arquidiocese de Fortaleza desembolsado até R$ 70 mil para limpar os vitrais. No caso da praça da Sé, desde a década de 1980, comerciantes de grãos no entorno, além de pessoas interessadas, decidiram alimentá-los, o que provocou atração e proliferação das aves. O Porto do Mucuripe, como desembarcadouro de trigo, também concentra pombos.

Em 2007, o deputado estadual Antônio Granja (PSB) propôs projeto para exterminação dos pombos e a proposta foi retirada da pauta da Assembléia Legislativa por ter, aparentemente, causado polêmica em sociedades protetoras de animais. A questão é ainda mais controversa porque nem só pombos podem contrair e transmitir doenças. Mas também animais úteis, domésticos e silvestres.

O cão e o gato de animação podem contrair raiva; o bovino, aftosa e a doença da vaca louca. Até os cavalos selvagens de Roraima são portadores de vírus assemelhado ao HIV. Portanto, a questão dos pombos pode merecer um debate maior, incluindo desde médicos-veterinários até ambientalistas.

Fonte: Jornal O Povo
link da notícia: http://opovo.uol.com.br/opovo/opiniao/845727.html

Por: Marina Gurgel

Acessibilidade

Uma questão interessante. Nota publicada pela jornalista Daniela Nogueira, do O Povo.

Catedral passará por reformas

Uma rampa adequada, com corrimão e piso apropriado, vai ser construída na parte da frente da Catedral. A obra vai atender a deficientes e idosos que tenham problemas quanto à acessibilidade. Só falta a Prefeitura entregar a documentação ao banco


Parte das verbas do projeto de reforma virá do Ministério do Turismo e a outra será paga pela Prefeitura (Foto: TALITA ROCHA)




Daniela Nogueira
da Redação
10 Mar 2009 - 00h10min

Fonte: Jornal O Povo


Por: Marina Gurgel

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Não esqueçam...

Colegas, no dia 02.12.2009 (quarta-feira) será feita uma fotografia com todos do grupo!
Para ser colocado no trabalho impresso!
Não faltem!
Todos bem lindos, pra sair bem na foto! NÃO ESQUEÇAM!